terça-feira, 22 de novembro de 2011

I got my Visa!

Ufaaa! Depois de muita ansiedade, espera e nervoso, finalmente consegui tirar meu visto!
Primeiro sorry por não divulgar meu post anterior, mas é que realmente eu estava esperando o visto!
Vou contar pra vocês girls como que funciona, pois AGORA eu sei que estes posts sobre visto são muito bons quando a gente tá na agonia aguardando chegar a data da tal entrevista. Confesso que antes de passar por isso eu ignorava todos estes posts e achava sem a mínima utilidade! ^^

Mas enfim, vou contar tudinho como foi passo a passo:
First of all, aquele tal agendamento de horário que é uma loucura de conseguir (principalmente para quem vai a turismo) não serve para *#$#@ nenhuma! Porque quando você chega lá é tudo por ordem de chegada, portanto girls, primeira dica: cheguem realmente cedo. O Consulado abre às 7h, mas às 6h30 a fila já está gigantesca! (Pelo menos no dia que eu fui!)
Okey, daí você pega a fila e fica tipo um tempinho esperando para entrar, lá dentro a fila continua, enquanto isso algumas auxiliares lá do Consulado já vão vendo se você está com os principais documentos em mãos, eles são:
- Passaporte;
- Foto 5X5;
- DS-2019;
- Comprovante da taxa SEVIS;
- Comprovante de pagto da taxa do Citibank;
- DS-160
- Comprovante de agendamento da entrevista

Estes são os principais documentos!
Daí, depois desta pequena fila para entrar, você passa pelo raio X, portanto girls não levem celular, fone de ouvido, chave de casa ou carro, objetos cortantes, enfim... porque caso contrário você será barrada ou terá que pagar por volta de R$ 5,00 em um guarda volume do lado de fora (siiim aquilo é uma máquina de dinheiro! Tem guarda-volume a cada 3 metros!)
...Pronto você entrou! Agora só tem que ir para a próxima fila (essa é mais rápida) onde eles vão conferir estes principais documentos, em seguida você pega outra fila onde um "guardinha" da cabine de Pré Entrevista vai conferir de novo a documentação. After it, você fica aguardando chamarem sua senha para colocar suas digitais, aííí enfim depois das digitais você é encaminhado para uma fila por ordem de chegada para fazer a entrevista. Essa fila é a maior! Pelo menos foi para mim!

Gente.. não vou mentir, dá uma tensãããão!
Não tem como, você fica pensando "ah não é possível que no meio dessa multidão justo o MEU vai ser negado", mais aí de repente vem aquela dúvidazinha.. "aaaah mais e seee"..
aii é uma sensação muito ruin!

Enfim chegou minha vez.. eu tremendo e gaguejando já né of course!
Segue mais ou menos minha conversa com a Cônsul:

Cônsul: Bom dia.
Vanessa: Bom dia.
C: O que você vai fazer nos Estados Unidos ?
V: Vou ser Au Pair.
C: Can you speak in English ?
V: Yes, I can.
C: What are you doing here now, are you studying ?
V: No, I´m not studying because I finished my College last year.

Pausa: Olhou meus doc novamente

C: So, you´ll finish your College on US ?
V: No, I have already finish my College here. I´m going to study English, just study English.
C: Have you ever taken care of kids before ?
V: Yes, I took care of kids since I was 16 years old, I have a great experience with kids.
C: Okey, but tell me what do you know about the host family. How many kids are there ?
V: There are two kids. Two girls.
C: And what the age of the kids ?
V: One and Two years old
C: And what about the payment ?
V: Sorry ? (ela falou mto rápido e eu não conseguia entender)
C: How much do you´ll receive ?
V: (Haha tá zuando né?! E para lembrar de como fala números em inglês nessa hora?!) Humm.. One hundred ninety six dollars a week.
C: And who got this job for you, a company or you got by yourself ?
V: It was a company
C: Okey, your visa was approved!

Ufaaaaaaa...  escrevendo aqui parece que foi uma conversa longa, mas isso não durou nem 2 minutos. Ela pergunta muito rápido e você tem que ser super objetiva.

Gentee eu não quero assutar ninguém viu?! Calma que para cada pessoa eles fazem perguntas diferentes, tipo nunca imaginei que ela fosse me perguntar isso! E a documentação, extrato bancário, IRPF, certificado da faculdade, comprovante disso e daquilo, eles nem pediram, sequer citaram na conversa!
Mas não tomem base por mim, porque ninguém nunca sabe o que se passa na cabeça de um Cônsul, então levem toda essa farafernalha mesmo, porque vocês conhecem a lei de murf né?! ^^

Mas até que foi tranquilo, dá uma tensão, mas na hora você consegue responder as perguntas e caso não consiga ela repete na boa... alguns Cônsuls até falam em português mesmo.

Vão com fé e coragem que vai dar certo! rsrs
É sério, fiquem calmas e não demonstrem nervosismo que é pior. Respondam na boa tudo o que perguntarem e não fiquem invetando história, apenas respondam e pronto!

Acho que é isso girls!
Boa sorte a todas vocês! =]

Agora é só terminar de arrumar as malaaaaaas and here I go!
Acho que agora sim eu tô começando a acreditar que eu vou mesmo rsrsrs...

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário